Páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Biscoito amanteigado para fãs de Harry Potter



Adoro cozinhar, e acho que a maioria das pessoas que são minhas amigas no facebook sabem muito bem disso. Mas as receitas que eu costumo fazer não são do tipo incrementadas e finas, gosto mesmo é de partir do simples pra alguma coisa inesperada, usando coisas que você costuma ter em casa pra fazer um lanchinho fofo.

A idéia de fazer um biscoito decorado com o tema Harry Potter veio de um fórum (6V!) do mesmo assunto, foi um dos nossos 'desafios' e aposto que o mais gostoso deles! Meus pais odeiam quando eu faço esses biscoitinhos por que sempre acabo com a manteiga/margarina, então, se tem alguma coisa que eu quero dizer de importante antes de começar com a receita, é que - se você mora com seus pais - compre sua própria margarina/manteiga ou avise a quantidade que você vai gastar!



Então vamos lá!



 Ingredientes e Utensílios:


- Uma xícara de 
farinha de trigo.
- Meia xícara de manteiga.
- Um quarto de xícara de açúcar.
- Meia colher de sopa de essência de baunilha.
Colher de sopa.
Assadeiras.
Medidores. (opcionais)
- Um pote para misturar a massa.
- Uma tábua para espalhar a massa. (opcional)
Fôrmas. (opcionais)
- Uma faca para fazer os contornos dos símbolos das Relíquias da Morte ou um molde das Relíquias da Morte. (estritamente necessário)

Etapas
As fotos mostram como deve estar indo seu progresso.


Passo 1 - Pra começar, coloque a manteiga, o açúcar, a farinha e a essência de baunilha dentro do pote.               
Passo 2 - Você deve misturar (preferencialmente com as mãos para poder sentir o ponto da massa) até ela ficar redonda (e por redonda eu digo que será possível fazer formas com ela) como a da foto, é comum ter que colocar um pouco mais de farinha até que a massa fique rígida.

Passo 3 - A bolinha de massa vai por cima de uma tábua (ou do balcão da sua cozinha, se for liso) com muita farinha por baixo (para que a massa não grude), ali você irá 'bater' na massa até que ela fique lisa e estirada (com poucos cm de espessura). Um rolo também pode ser usado, mas é opcional.
- Preaqueça o forno (potência média) nessa etapa.
Passo 4 - Para deixar a massa como ela fica na foto 4, é só usar algum molde redondo para destacá-los da massa estirada (não necessariamente um pronto, copos de vinho e/ou qualquer outro copo mais longo e com uma abertura menor do que o normal fazem muito bem a tarefa. E, se não tiver nenhum deles, use copos comuns, biscoitos grandes são ótimos!).
- Se o procedimento da foto três de colocar bastante farinha na tábua/balcão antes de esticar a massa for seguido à risca, não é preciso untar a assadeira, já que terá uma fina camada de farinha abaixo do biscoito

Passo 5 - Essa foto foi tirada para mostrar que embora tenha sido usado um molde das relíquias da morte (colar) também é possível fazer o símbolo com um anel e uma faca. (O que foi feito com faca é o que tem o símbolo mais aparente, inclusive.)
Passo 6 - Coloque os seus biscoitos no forno (potência média) e preste bastante atenção! Eles costumam demorar entre 10 e 20 minutos e queimam muito facilmente se o cozinheiro não olhá-los de 5 em 5 minutos. O biscoito está bom quando sua base fica mais escura e o topo se torna ligeiramente alaranjado


Acho que receitas com bastantes imagens são as mais fáceis de se fazer, o passo a passo - num livro de receitas - é o que - na minha opinião - é o mais importante, por isso sou muito afeiçoada a livros de receitas infantis! Hahahaha

Façam e fotografem seus resultados!!!!!!!!!!!

Um comentário:

Ninny disse...

Que felicidade achar essa receita!!! Há ANOS que não via! Haha Obrigada!!! S2